sábado, 7 de fevereiro de 2015

Safety Razor - Gillette Tech "Regente"










1 - Preço: Variam de acordo com sua apresentação, kit's, NOS ou usada, etc. O item avaliado veio em um "blister" contendo a SR e uma lâmina "Gillette Platinum Plus".

2 - Em produção: Não.

3 - Origem do item avaliado: Fabricada no Brasil

4 - Ano de produção do modelo avaliado: Código B2 - 2º trimestre de 1981

5 - Dimensão do cabo sem o cabeçal: 71mm

6 - Comprimento total: 76mm

7 - Diâmetro do cabo na parte mais larga (base):10mm

8 - Diâmetro do cabo na parte mais fina (perto da base do cabeçal):6mm

9 - Peso total: 24g

10 - Construção: Cabeçal de metal e cabo plástico com rosca "fêmea" metálica inserida no cabo.

11 - GAP: 0.45

12 - Exposição da lâmina: 1mm

13 - Maneabilidade: Uma máquina de construção extremamente leve. O cabo - apesar de relativamente curto, permite um bom manuseio.

14 - Cabeçal e uso: Apesar de possuir um cabeçal suave, considero-a uma máquina eficiente. Mas - IMMO - é uma questão de percepção pessoal sem demérito ou desrespeito a percepção de outrem e que varia de pessoa a pessoa.

15 - Mudança de lâmina - Extremamente simples. Desenrosca-se o cabeçal, põe-se a lâmina e enrosca-se novamente, pois não há problema em se verificar o alinhamento da lâmina ou simetria.

16 - Recomendaria: Sim. Tanto para uso, quanto para colecionismo.

Observações:

Esses modelos começaram a ser introduzidos em meados 60's.
As laterais da tampa do cabeçal dos modelos "Tech" - que antes eram retas, acompanhando a lateral da base, ganharam uma uma inclinação da borda para o centro da tampa - salvo engano em 1963, conforme a imagem da máquina avaliada.
Havendo inclusive alguns modelos com a base do cabeçal em plástico transparente, em produção - salvo engano, entre 1970/1972, conforme imagem abaixo.




Enfim, é uma SR por vezes subvalorizada (talvez pelo material utilizado), bem construida e que - IMMO - cumpre o seu papel.