domingo, 8 de fevereiro de 2015

Safety Razor - Ming Shi 2000s / QShave





1- Apresentação:  Pode vir - dependendo da "brand" - em uma caixa como a vista acima e também pode vir acompanhada com uma caixa de lâminas, é um pouco variável, segundo vi na web.

2- Preço: A partir de $12,00 + Portes na Web.

3- Origem: China comunista (PRC)

4- Fabricante: Segundo a caixa, Guangzhou Ming shi Shaver ltd. Há diversas fabricas nomeadas Ming Shi na cidade de Guangzhou (Cantão), que fabricam objetos diversos. Mais provável que esse clone da Futur seja produzido realmente em alguma fábrica e receba a brand de quem a revende, Ming Shi, QShave, etc.

5- Construção: Máquina de 2 peças. Ajustável em 6 posições, com números indicando o ajuste. Tampa com encaixe de pressão com dois pinos. Como já foi detectado também em algumas Progress e Futur - de forma esparsa - ela também pode apresentar problemas de "alinhamento" de lâmina. Deixando o GAP de um lado mais aberto que o de outro em seus ajustes. O acabamento geral (revestimento satinado) - ao menos deste modelo - é bem feito.

6- Peso: 100g / 3.5 oz

7- Material: Metal

8- Dimensões:

Comprimento: 180mm
Largura do cabeçal: 50mm
Altura do cabeçal em "ajuste 1": 11mm
Altura do cabeçal em "ajuste 6": 12mm

9- Variações do GAP:

Obtive as seguintes variações de GAP em cada ajuste.

O GAP variou de um lado para outro do cabeçal da seguinte forma (Considerei apenas os ajustes "redondos"):

1 = 0.65 / 0.60
2 = 0.95 / 0.75
3 = 1.00 / 0.90
4 = 1.45 / 1.15
5 = 1.55 / 1.40
6 = 1.65 / 1.45

Não adianta desmontar a SR e inverter a mola, testar a tampa para a esquerda ou direita. Verificando com mais atenção e com um paquimetro, lupa e outras coisinhas a mais, notei que o problema de assimetria no GAP se deve aos trilhos na base do cabeçal. Um dos lados - ao menos nessa SR - é um pouquito mais alto que o outro.

 


10- Exposição da lâmina: A exposição da lâmina de ambos os lados é simétrica, aproximadamente 1mm. Notei com uma lupa, uma micro curvatura nos cantos das lâminas, algo totalmente imperceptível a olho nú e provavelmente se deva a pressão da tampa sobre a lâmina. Já notei isso em outras SR de 3 peças, duas peças, TTO, etc, e sinceramente, não influência no escanhoado, se não for algo visível, pronunciado é claro.

11- Mudança de lâmina: Basta ejetar a tampa com o dedo, colocar a lâmina na tampa e pressionar a tampa de volta.

12- Considerações: A assimetria no GAP é algo que pode influenciar negativamente ou não no escanhoado. Caso o usuário a utilize apenas de um lado durante o escanhoado, ele não sentirá problemas. Caso o usuário não perceba a assimetria, poderá aplicar a mesma pressão de um lado mais fechado no lado mais aberto... dai alguns "pequenos desconfortos" poderão ocorrer. E até culpar a lâmina pelo escanhoado que não foi satisfatório, etc.

Procure observar se a sua tem essa assimetria, pois como nas Progress e Futur (Fato mais raro), é uma loteria e você poderá ter sido sorteado com a assimetria em sua SR.

Sobre a experiência com ela, posso dizer que observando esse pequeno detalhe, ela barbeia bem, sendo quase similar à Progress em termos de GAP.

Vale a pena? Pelo preço - desconsiderando a questão da loteria do GAP e o preço de uma Futur ($60,00 para cima) - talvez por curiosidade ou para ter umas peças sobressalentes para a sua Futur original? Quem sabe? Boa sorte!