domingo, 21 de maio de 2017

Lamina de barbear Wilkinson fabricada no Brasil



Origem: Brasil - Manaus

Preço: A cartela com 60 laminas custa em média R$17,00.

Qualidade: Sem imperfeições visíveis no gume da lamina.

Gume: Bom poder de corte.

Longevidade: IMMO - 3 usos, talvez pudesse - como tantas outras - me dar mais alguns usos, todavia, não tenho o hábito de esticar ou testar a longevidade de uma lâmina. Prezo antes o conforto e o desempenho, logo o meu habitual são 3 escanhoados com 1 lâmina.

Qualidade no barbear: Obtive 3 BBS confortáveis com esta lamina. Enfim, há usuários a quem o seu desempenho global pode ou não agradar, e faço notar que minha percepção pessoal é sem demérito ou desrespeito a percepção de outrem e que esta percepção varia de pessoa a pessoa.

Embalagem: Caixinhas de papel com 3 lâminas.

Considerações:  Para mim - IMMO - cumpre muito bem o seu papel.

Notas:

Resolvi fazer uma "releitura" sobre esta lamina, posto que fazer um review com base em minhas experiências do passado com ela, possa ser algo não proveitoso e prefiro ter sempre elementos de teste para expor - de forma conscienciosa - minhas impressões sobre algo.

Eu poderia compará-la com outras lâminas, como as "coated"? Não acharia justo. Pois seria comprar dois objetos que jogam em ligas diferentes, logo, possuem características - mesmo que mínimas - diferentes.

Noto - pode ser apenas uma impressão casual minha - que as lâminas SS "puras", as "não coated", parecem possuir mais "maleabilidade", serem mais sonoras até - este quesito sonoro me agrada.
Talvez a tecnologia das "laminas coated" as deixem mais "firmes", suaves e menos "maleáveis" e "molengas"? Quem sabe. Talvez um mero devaneio em minha cabeça.

Comparando com as laminas SS "puras" que já testei - laminas que poderiam ser da mesma liga da Wilkinson - eu poderia dizer que seu desempenho me agradou. A sinto como uma lamina equibilibrada, todavia, a "maleabilidade" dela possa pregar peças aos incautos e apressados - por excesso de pressão, angulo inadequado, espuma com pouco deslize - dando aquele beliscãozinho de aviso. Mas é só.

Em termos de suavidade, a achei anterior e atualmente uma lâmina suave.
Nas passagens a favor do pelo - "na descida todo santo ajuda" - ela se portou muito bem.
Nas passagens laterais/oblíquas, conservou sua suavidade, dando-me apenas uma única vez, um beliscãozinho de aviso sobre o angulo errado que eu estava a dar próximo ao queixo.
No contra-pelo, se comportou de forma eficiente e suave.

Tive nestes testes - como nos anteriores - BBS confortáveis e sem nicks ou irritações.
Quem sabe a combinação de um bom preparo da espuma no rosto, bom deslize, falta de pressa e o "casamento" da máquina com a lamina, haja sido um fator positivo?